Entrámos na Fase da Montanha Russa na Economia

Os indicadores económicos não são nada famosos, e não é só por cá em Portugal ou na Europa.

De acordo com Daryl Guppy, Chefe Executivo da Guppytraders.com, o Dow Jones está a apresentar padrões similares aos registados antes da Grande Depressão. Que a impulsionar uma quebra do Dow está a acentuada queda do Shangai Composite, assim como a instabilidade nos mercados europeus, com mercados em alta e mercados em baixa.

Acho que lhe faltou falar sobre a gradual e constante valorização do ouro em contraposição com os  mercados de capitais, pois o ouro é um dos  indicadores mais fortes da vitalidade dos mercados de papel. Relembro que em 2003 o ouro estava aproximadamente a 300 dólares a onça e que na semana passada bateu o seu recorde ao atingir os 1244 dólares a onça (31 gramas de ouro). Os mercados de capitais estão actualmente em valores idênticos aos patenteados em 2003. Nem sempre 1+1=2 mas as flutuações de capital dos mercados de papel para os mercados dos bens físicos são mais do que evidentes, até para um leigo.

Notícia da CNBC – Dow Repeats Great Depression Pattern: Charts

E acima de tudo há o indicador mais importante de todos, o emprego. Nenhuma economia dos países desenvolvidos está a recuperar terreno neste vector da economia, antes pelo contrário. O número de desempregados continua a aumentar a números muito preocupantes pelo mundo ocidental. Não existe economia que resista à contracção interna da sua economia, à gradual diminuição das contribuições para os cofres do estado e ao constante aumento das ajudas sociais.

O último dado a sair foi o do emprego nos Estados Unidos onde em Junho foram perdidos mais 652.000 postos de trabalho. Para além deste indicador, as vendas a retalho caíram, as encomendas industriais caíram, os estados da Califórnia e Illinois estão em bancarrota técnica e em pior estado que a Grécia.

Isto não augura nada de bom.

Notícia do Telegraph – With the US trapped in depression, this really is starting to feel like 1932

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 05/07/2010, in Artigos, Economia and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: